Storytelling na Claro Brasil

11 de dezembro, 2017 - por Max Franco

Neste 5 de dezembro, tive a honra de ministrar workshop de Storytelling na Claro Brasil à convite da EASE consultoria.

Desta vez, o grupo da Claro era composto por supervisores regionais, equipe de marketing e representantes do RH. Para atender às demandas desta público, dividi o trabalho em três momentos.

Na primeira parte, apresentei o que gosto de chamar de “teoria do Storytelling”, como se faz uma história, quais são os principais teóricos que fundamentam a metodologia e, para ilustrar, trouxe também alguns cases encontrados na publicidade feita por algumas empresas, como IKEA, Natura, entre outras.

No segundo momento, desafiei o grupo a construir histórias que possam ser aplicadas no seu cotidiano profissional. Cada equipe teve tempo de debater e, depois de redigir a sua história, a apresentou para os demais. Este é sempre o momento mais interessante e sempre me impressiono com a criatividade que todos possuem, mas, nem sempre têm oportunidade de desenvolvê-la e demonstrá-la.

Por fim, pudemos ressaltar o valor do Storytelling como um recurso de persuasão e de engajamento, o qual pode  e deve ser mais usado no nosso dia a dia profissional, pela sua capacidade de comunicar, emocionar e, sem dúvidas, envolver.