Olissipona, a velha e a nova Lisboa

14 de julho, 2017 - por Max Franco

Lisboa

A velha Olissipona, a cidade de Ulisses, fundada lendariamente pelo herói depois da mítica guerra de Tróia, Lisboa, a cidade das sete colinas, é um local exuberante para se conhecer.
Todavia, Lisboa não é uma daquelas mulheres que lhe provoca torcicolo quando passa na rua ao seu lado, como Paris ou Nova York. Lisboa é uma mulher que merece ser conhecida com profundidade. É uma cidade pela qual você se apaixona quando gasta tempo com ela. Você precisará ter tempo investigar, papear, desvendar Lisboa, porque ela, à primeira vista, é bonita, mas, pouco depois, quando você a conhece melhor, é estonteante.
Você precisará – quem sabe – descer a avenida da Liberdade, partindo do Monumento de Marquês de Pombal, passar pela bela Estação do Rossio e pelo Teatro Nacional, atravessar a praça dos restauradores até a do Rossio. Você poderá subir o Chiado e tomar um café na “A brasileira” e bater um papo com a estátua do venerado poeta Fernando Pessoa. O bairro alto e a sua noite efervescente é uma excelente pedida, mas também pode ser pegar um dos bondinhos, os elétricos, os quais singram pelas ruas velhas da antiga cidade.
Você poderá, também, descer até a praça do Comércio para admirar o rio Tejo. Tejo que, como disse Pessoa, “não é maior do que o rio que passa na minha rua”.
Quer continuar?
Que tal visitar o secular castelo de São Jorge?
Ou, quem sabe, se perder nas ruelas do velho bairro da Alfama para ouvir o fado original?
Ou, talvez, você queira conhecer os novos bairros de Lisboa, a estação do Oriente, projetada pelo célebre arquiteto catalão, Calatrava, o shopping Vasco da Gama, o parque da Expo, o grande aquário de Lisboa…
Ainda nem falamos de Belém, da sua famosa Torre, dos seus deliciosos pastéis de nata, do mosteiro dos Jerônimos…
Falamos algo, mas ainda pouco. Porque Lisboa é uma linda mulher repleta dos melhores predicados.
Predicados em português, para a nossa sorte.
Por isso, você precisará de tempo para desvendar Lisboa.

 

Viagens de incentivo são aquelas patrocinadas por empresas que desejam premiar colaboradores e/ou parceiros ao término de um ciclo. São prêmios concedidos como recompensa por metas batidas ou por sucesso em campanhas.