Comunicação e expressão – como desenvolver a 4a competência da BNCC em viagens pedagógicas

19 de outubro, 2018 - por Max Franco

A competência geral 4 da BNCC trata da comunicação e da utilização de diferentes linguagens, tanto as verbais(oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), como também a corporal, visual, sonora e digital. As linguagens artística, matemática e científica também são utilizadas para a expressão pessoal e para o compartilhamento de informações, experiências, ideias e sentimentos.
Essa competência dialoga principalmente com as áreas de linguagens, entretanto ela pode e deve ser explorada por todas as áreas em diversos contextos com o intuito de produzir sentidos que levem à compreensão mútua.
Evidentemente, também pode e deve ser explorada nos estudos de campo e nas viagens pedagógicas. Para tal, o planejamento da atividade deve propiciar iniciativas e oportunidades para que os alunos possam se manifestar e para que possam manter contato e interagir com diferentes linguagens.
A competência 4 afirma que, para se comunicar de modo adequado, os estudantes devem entender, analisar criticamente e saber se expressar usando uma variedade de linguagens e plataformas. Ela também sublinha a importância de que a comunicação ocorra pautada pela escuta e pelo diálogo.
Essas habilidades precisam ser trabalhadas nos estudos do meio que a escola promove. Os educadores devem abrir espaços contínuos para favorecer o debate e a visão crítica sobre tudo aquilo que eles estão vendo e vivenciando. A interlocução com os nativos ou com outros viajantes também deve ser fomentada para uma abertura de horizontes culturais e para o contato com outras linguagens bem como com as expressões idiomáticas, sotaques e até outros idiomas.
Os alunos precisam desenvolver, portanto, a escuta, sendo capazes de ouvir outras pessoas com atenção, interesse e respeito por suas ideias e sentimentos. Como também a capacidade de expressar ideias, opiniões, emoções e sentimentos com clareza.
As viagens são oportunidades perfeitas para propor discussões e para que possam apresentar ideias originais na busca do entendimento mútuo. É essencial que os alunos consigam formular perguntas e respostas em discussões coletivas.
A 4a competência também se preocupa com o multiletramento, que é a capacidade de se comunicar por meio de linguagens verbais, textuais, corporais, artísticas e científicas. Como também de saber se expressar utilizando plataformas multimídia analógicas e digitais.
As viagens pedagógicas são muito úteis para promover uma contextualização sociocultural do conhecimento. Os estudos do meio são momentos propícios para compartilhar informações e construir coletivamente o conhecimento. O importante é os educadores possam prever ocasiões e atividades que estimulem essas práticas de comunicação asssertiva, variada e recíproca.