Aniversário de storytelling

18 de abril, 2019 - por Max Franco

Em abril de 2019, completei 5 anos trabalhando com o tema Storytelling, e, depois de tanto aprendizado e tanta estrada, não posso me sentir de outra forma senão muito gratificado. Ainda, se for contar com os anos ensinando Literatura, são três décadas em meio às letras, palavras e narrativas. E – claro – ao lado de muita gente boa.

Entretanto, não sei dizer ao certo se fui eu que escolhi esse tema ou foi ele, de fato, que me escolheu. Afinal, nesse período, escrevi 2 livros (Storytelling e suas aplicações no mundo dos negócios e A jornada do aprendiz: storytelling e metodologias ativas), uma dissertação de mestrado (O storytelling como recurso de promoção de turismo em Fortaleza) e um ensaio para a USP (http://maxfranco.com.br/wp-content/uploads/2016/04/Ensaio-USP-2015.pdf), além de um blog (www.maxfranco.com.br), tudo sobre Storytelling.

Vê se mesmo que me apaixonei pelas histórias e pelas formas como nos relacionamos com elas. A verdade é que nos relacionamos com o mundo por meio das narrativas. Enxergamos o mundo e o mundo nos enxerga através das histórias que contamos e consumimos. Afinal, até a forma de se portar e de se vestir é uma narrativa.

Pois em abril, faz 5 anos que entrei na GLOBOSAT de São Paulo para ministrar o meu primeiro curso sobre storytelling. Daquele momento até o atual, foram muitas marcas e muitas histórias. Olho para trás e vejo essa história do storytelling na minha vida, mas também olho para frente e intuo quantas histórias o storytelling ainda irá me proporcionar. Além de tudo que ainda tenho a aprender. Pois que venham as histórias.